14 de nov. de 2008

Pergaminhos do Mar Morto



Oi Pessoal! Ontem não tive tempo de passar por aqui e já fiquei com saudades! Em referência ao título acima, estou preparando alguns posts à respeito desse assunto, trata-se de uma Exposição proporcionada pelo Instituto de Antiguidades de Israel e a colaboração de Calina Projetos Culturais. A exposição tornou-se um livro e eu ganhei esse livro, devido a minha imensa paixão por Civilizações Antigas, pelo estudo religioso e por arqueologia em geral. Óbviamente, por questões, inclusive, de direitos autorais, não posso copiar o livro pra cá e nem é essa a função de um blog. Quero apenas contar algumas curiosidades que me chamaram atenção no livro.
"Escondidos por 2000 anos em remotas cavernas no Deserto da Judéia, os Pergaminhos do Mar Morto são considerados a maior descoberta arqueológica do Século XX.
Esses fragmentos de Pergaminhos estão acompanhados de uma seleção de artefatos arqueológicos escavados em Qumran e no Deserto da Judéia, que , juntos, exploram a natureza e a identidade da Comunidade de Qumran."

"O objetivo desta Exposição é possibilitar um mergulho na história das civilizações e em um pequeno grande mundo, a Terra Santa. Pequeno pelo seu tamanho mas, ao mesmo tempo, grande pelo que proporcionou à humanidade: as três religiões monoteístas - Judaísmo, Cristianismo e Islamismo."

Todos os dias, colocarei alguma coisinha à respeito dos Pergaminhos do Mar Morto. Hoje, não tenho tempo de escrever muito, pois estou indo viajar daqui a pouco e, lá na chácara não tem computador, ainda!! Volto na segunda-feira, com mais posts. Um super final de semana pra todos!!

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, eu acho que sou o João Carlos que sua mae está procurando - o nome dela seria Eleni/Graziela? - e sua musica preferida - Here,der and everyhere - dos beatles - clica pra mim - califamatano@hotmail.com