12 de nov. de 2008

Guia Michelin















"Na lista dos 50 restaurantes 3 estrelas do guia Michelin não tem uma única chef mulher. Falta aprender a cozinhar..." Essas palavras são do nosso anjo vingador,marcelicks.

Irei contar-lhes uma historinha de tradição familiar: meu avô, Victorino Grassi, nasceu na cidade de Lucca,norte da Itália, no final do século XIX. Quando moço, veio pro Brasil, naquela época em que vieram para substituir os escravos nas fazendas de café e que foram chamados de "carcamanos", aqui casou-se com minha avó, também de família italiana e vinda no mesmo navio que o dele. Desde aquela época, as mulheres da família, as mammas ou nonas, faziam de tudo na cozinha, desde o primeiro paõzinho do café da manhã, até a massa de macarrão, que depois era enrolada em rocamboles e cortada feito talharine, pra colocar na sopa da "janta" como eles diziam. O molho, não era esse comprado nas prateleiras de supermercado e sim, kilos e kilos de tomates que ficavam no fogo horas, encorpando. Minha mãe conta que certa vez, meu avô, antes de eu nascer(ele morreu quando eu tinha 3 anos),viu uma mulher que entrou na "venda" dele e comprou tudo, até a massa de macarrão que eles faziam, pra colocar o almoço à mesa. Ele ficou horrorizado! Coitado, imagina ele vivendo nos tempos de hoje, que além de tudo pronto, ainda é congelado!! Chegamos aos tempos modernos, atualmente em minha casa: esse retrato acima, é de um macarrão feito em casa, com molho feito em casa, cerca de 15 dias atrás e, tenho absoluta certeza de que deixa esse tal guia Michelin(marca de pneus???) no chinelo. Aposto que nosso anjo marcelicks, comeria de joelhos! E seria obrigado a rever essa questão de que mulheres precisam aprender a cozinhar. Bom Apetite!!

Um comentário:

Pod papo - Pod música disse...

Essa foto desse macarrão me deu água na boca. Só de saber que ele foi feito em casa e o molho foi feito em casa também já me deu mais fome ainda pois, tudo o que é caseiro eu acho mais gostoso. Quando eu casar eu pretendo cozinhar sim mas, fazer desde o paõzinho do café até o molho do macarrão eu imagino que seja bem cansativo mas, milhões de vezes mais gostoso!

Beijão!