10 de nov. de 2008

Ereção Intelectual


Já que estamos falando de inícios, nada mais propício do que colocar uma imagem de Salvador Dalí, chamada " Criança geopolítica observando o nascimento do Homem Novo", óleo sobre tela de 45,5 x 50cm, pintada em 1943 e que encontra-se no The Salvador Dalí Museum em São Petersburgo.


Para os amantes desse gênio das artes, um pouquinho de sua história:
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, marquês de púbol, mais conhecido como Salvador Dalí, foi pintor, escultor, desenhista, escritor e cineasta catalão.
Nasceu em Figueres, na região autônoma da Catalunha(território espanhol), perto de Barcelona, em 11 de maio de 1904.
Seu primeiro contato com a pintura foi aos 12 anos, em 1916, durante uma viagem de férias à cidade litorânea de Cadaqués, com a família do pintor impressionista Ramón Pichot.
Em 1922 vai estudar na Real Academia de Belas Artes de Madrid,sendo expulso em 1926, depois de afirmar que ninguém ali era competente para avaliar seus trabalhos. Transferiu-se para Paris, onde ligou-se ao grupo dos Surrealistas. Em 1930, conheceu Pablo Picasso que, influenciou muito sua pintura.
Em 1934, casou-se com uma imigrante russa, chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.
Entre 1930 e 1935 pintou seus quadros mais célebres,destacando-se a obra Persistência da Memória(relógio derretendo).
Com o início da segunda guerra mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, Dalí muda-se para os Estados Unidos, onde ficou 8 anos. Tornou-se uma super-celebridade!!
Em 1973 é inaugurado o museu Dalí.
Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dalí entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda.
Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção dos amigos.
Dalí morreu na cidade de Figueiras, em 23 de Janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.
Foram-se os bigodes, mas a genialidade de suas obras permanecerá por toda a eternidade!!

"Eu vivo em permanente estado de ereção intelectual" (Salvador Dalí)


Um comentário:

KAYA disse...

Adoro os traços do Salvador Dali! Tenho aqui em casa duas cópiazinhas singelas feitas pelo Luís Cláudio, em papel vegetal, que ele levou meses prá copiar colocando sobre duas gravuras dele, pq sabia que eu amava! Coloquei em quadros e tenho sempre na sala... viraram duas obras de arte! De Dali e com mãos de Luís Cláudio...precisa te dizer o valor que essas "obras" têm prá mim? :))