14 de nov. de 2008

Mar Morto


O Mar Morto, como o próprio nome diz, não possue criatura viva dentro dele: não há peixes, algas marinhas ou plantas. É o lago mais salgado do mundo, suas águas contém 10 vezes a quantidade de sal de águas marinhas.
Nas suas margens o que se encontram são pequenos cristais de sal. O ar seco e quente, faz evaporar grande quantidade de água e, por essa razão há grandes concentrações de sais e minerais. Não existe um deságüe, por isso é considerado um "lago terminal".

É o ponto mais baixo da terra, ficando a 400 metros abaixo do nível do mar. Cobre cerca de 800KM² e seu ponto de maior profundidade está a 400 metros(totalizando 800 metros abaixo do nível do mar).
Faz parte de uma região "Rift Valley", considerada como uma grande fossa Africana, uma grande fenda localizada em um vale que se estende por 6500Km, desde o sul da Turquia até o leste da África.
São aproximadamente, 330 dias de sol nessa região. Em Qumran, praticamente não há precipitações. A água fresca é coletada de fontes locais e oásis decorrentes de chuvas não freqüentes em elevações maiores, que chegam finalmente ao Mar Morto. O ar é tão seco e quente que a água das evaporações é seca imediatamente no ar, criando uma névoa e resultando em um cheiro de enxofre.
A região já era bem famosa nos tempos passados.
Acredita-se que Aristóteles fez referência à extrema flutuabilidade(vide foto acima) de suas águas no Século IV AEC. Em 68 EC, o Imperador Romano Vespasiano tentou verificar isso, de acordo com Flavius Josephus (JW 4:8) : " Quando Vespasiano chegou às margens do mar, ele pediu que seus atributos fossem estudados e ordenou que se pegassem pessoas que não soubessem nadar, que se amarrasse suas mãos atrás das costas e que essas pessoas fossem jogadas ao mar, mas todas flutuaram como se o vento as jogassem para cima.

(Fragmentos do Livro Pergaminhos do Mar Morto : Um Legado para a Humanidade).

Gente, já imaginou se toda pesquisa científica fosse como a experiência de Vespasiano??

Nenhum comentário: