6 de abr. de 2009

Giovanni Albinoni...


Hoje estou com o espírito no século XVIII! Meu lado clássico está em destaque, talvez pela busca da tranquilidade! A música de Tommaso Giovanni Albinoni, pra quem escuta a primeira vez, parece um tanto quanto melancólica, mas isso não descarta sua beleza, sua harmonia perfeita! Eu, simplesmente sou fã dele, porque me lembro de pessoas queridas, de momentos da minha vida que sinto saudade, nada deprimente, apenas aquela sensação boa de recordar! Abaixo, um pouquinho de sua história: Blog da Dan tb é cultura..rsrsrsrs.



A l b i n o n i (1671-1751)
Primogênito de um rico fabricante de papel em Veneza, o compositor Tommaso Giovanni Albinoni, nascido em 14 de junho de 1671, tinha tudo para ser um bem-sucedido herdeiro. Toda a sociedade reconhecia em seus familiares o perfil de bons empreendedores e homens de negócio. Mas ele evitava aprender a administrar a fábrica e se recusava a acompanhar o pai. A paixão precoce pela música mudou o rumo de sua vida.
Aplicado estudante de violino e canto na infância e adolescência, Albinoni não pensava em se profissionalizar na arte, e nem planejava ganhar dinheiro com ela. Queria simplesmente compor e tocar, mesmo que para o salão vazio de sua casa. Músico independente, que se auto denominava 'dilettante', ele só produzia para consumo próprio. Passava horas e horas trancado, experimentando sons ao violino e imaginando formas de associar suas melodias ao drama.
O amor pela música era tanto que quando seu pai morreu, em 1709, ele se recusou a cuidar da fábrica, passando toda a responsabilidade para seus dois irmãos mais novos. Na qualidade de primeiro filho, Albinoni recebia um terço dos lucros, o que facilitou em muito a sua carreira e produção musical, que começou a deslanchar mais rapidamente.
Estreou em Munique, em 1722, conquistando os aplausos do público, mas a repercussão ainda era pequena para o tamanho de seu talento. Albinoni morreu em Veneza, a 17 de janeiro de 1751, e sua obra mais executada, até hoje, é o famoso Adagio para órgão e cordas.
Durante muito tempo, Albinoni foi acusado de pouca ousadia na forma de seus concertos, sempre que era comparado com o seu conterrâneo Vivaldi. No entanto, ele foi o primeiro a elaborar obras em três movimentos e seus Concertos para oboé Op. 7 (1715) foram os primeiros, de um músico italiano, a serem publicados no mundo. Sua música pode ser definida como muito peculiar, graças a um forte caráter melódico e por sua estrutura formalmente muito bem equilibrada.
Da geração de Albinoni fazem parte vários outros competentes compositores do Barroco italiano, o que teria dificultado sua superexposição. Embora fosse um respeitado criador de efeitos dramáticos, amargou o descaso por parte dos estudiosos de seu tempo.
O compositor concentrou-se na música instrumental e vocal, com uma grande lista de temas voltados para a música dramática. De seu brilhante repertório fazem parte mais de 50 óperas, 40 cantatas para solista e dezenas de operetas. Várias vezes J.S.Bach chegou a apontá-lo como alguém capaz de inovar a música instrumental barroca. Mas seu temperamento era reservado e, por isso, raramente reivindicava para si a glória que sua criatividade merecia.
O famoso Adágio para órgão e cordas é a sua obra mais executada até hoje. No entanto, Albinoni conheceu o sucesso com a ópera Zenobia, encenada pela primeira vez em 1694 para a corte de Veneza. Rodrigo em Argel fez um imenso sucesso na corte napolitana em 1702, sendo que Os verdadeiros amigos foi levada para o exterior.
As obras instrumentais de Albinoni, sobretudo para cordas, eram muito apreciadas por gênios da época, mas não chegavam aos ouvidos dos patrocinadores das artes. As Sonatas Op. 1 (12) chamou atenção em 1694. Até mesmo o genial compositor alemão J.S.Bach, fã do músico italiano, elaborou 4 fugas para teclado a partir de temas dessas obras.
Albinoni - Minha coleção




Link:




2 comentários:

Vera disse...

Caramba Dani querida...realmente seu blog é cultura! Eu conhecia essa "música", que é de uma delicadeza enorme que realmente não nos remete a melancolia e sim a uma paz enorme! Só que desconhecia a pessoa!
Muito bom ter sabido de quem era e um pouco sobre ele!
Obrigada... curti muito!!
Beijinhos!!!

♥♥ Danii♥♥Gagliardi disse...

Valeu Verinha! Como sabes sou uma amante da música clássica e, da música em geral! Consigo sair do popular ao erudito..com reservas é claro!!rsrsrs.. bjs