13 de dez. de 2008

Terceira Idade

Estava na internet, pesquisando sobre Itu, cidade onde fixarei minha vida à partir de 2009 e deparei-me com informações sobre um projeto inovador denominado "Alfabetização e Inclusão Social para população adulta, principalmente Idosos", que já contribuiu para a formação de mais de 600 pessoas: fiquei interessadíssima!! Sempre acreditei que precisássemos tratar melhor nossos idosos! Adorava sentar horas, quando minha vózinha ainda era viva, pra escutar as histórias que ela tinha pra contar. Imaginem, ela nasceu em 1905 e desencarnou em 1994, aos 89 anos: tinha muito o que dizer! Qualquer hora conto algumas: tem desde o pós- escravidão, passando pelos italianos,nossa descendência, até a morte do Senna( ela ainda chegou à ver...).
Com a proximidade do Natal e embuída desse sentimento humanitário que me invade, resolvi postar alguns dados, sobre nossos idosos. No Brasil, atualmente, cerca de 10% da população é sexagenária. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, em 2040, a população com idade superior ou igual a 60 anos, poderá exceder 55 milhões(gente, eu estarei com 70 anos em 2040, uma septagenária!!!). Uma das responsáveis pelo aumento da população idosa, é o aumento da expectativa de vida, que entre 1991 e 2007, aumentou 5 anos, chegando a 72,57. De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela pesquisa, a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade, a prevenção de doenças e os avanços da medicina, contribuíram para o aumento da longevidade. Entretanto, mesmo sendo um fato, ainda estamos longe do modelo ideal de tratamento aos nossos idosos: falta o devido respeito! Assim como os deficientes físicos sentem muita dificuldade de acesso aos lugares(outro post falará sobre o assunto), nossos idosos também sentem ausência de um planejamento visando o conforto e bem-estar da Terceira Idade. Sem contar, a falta de "cultura"(educação mesmo!!!) dos mais jovens!! Você cede lugar no ônibus para aquela pessoa que os anos já esgotaram sua força física(articulações)? Se oferece para carregar sua sacolas de compras? Lembra-se de perguntar como ela está e não sair correndo quando ela começa a narrar suas dores? Escuta suas histórias? Se oferece para ler alguma boa história, aliviando sua "vista" cansada? Existem 1.000.000 de maneiras de fazermos alguma coisa útil por nossos idosos, por isso precisamos parar de sempre assumir aquela posição cômoda de brasileiro, que sempre diz que o problema está no governo, que não faz nada!!" E nós o que fazemos?? Pra isso vale aquela célebre frase do Presidente Kennedy: " Não pergunte a um País o que ele pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ele!" Esse assunto é outro que poderemos falar muito, portanto merece outros posts, com certeza absoluta! Por hoje, quero pedir que respeitemos os direitos de nossos idosos e, que esses direitos não se resumam apenas à meia-entrada nos programas culturais e andar em pé, na frente dos ônibus, porque tem algum marmanjo ouvindo seu MP3 e finge que está cego! Dedico esse post à todos os idosos, principalmente aos meus queridos pais, avós, tios e pra sua mãe, Verinha.
E lembrem-se: logo logo seremos nós esses idosos....

Pra quem quiser saber do Projeto de Educação em Itu, na íntegra, segue o link:




Respeito à Vida!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

É Dani... tudo isso é verdade! Muito obrigada pela dedicatória no post!
As pessoas não tomam conhecimento dessa dificuldades todas até se depararem com elas na frente de seus narizes. Nosso idosos precisam de muito mais atenção e respeito do que é dado nos dias de hoje. O país está envelhecendo e, se não houver um trabalho de conscientização e educação em relação a esse assunto, não sei como será quando essa geração que está aí, fingindo que não é com eles, ficarem velhos! A cultura de apoio ao idoso, se for caindo no vazio, vai gerar um futuro sombrio!
Bjs!!

Unknown disse...

O Brasil é um país novo, quanto maior a expectativa de vida, melhor será para o amadureciimento destas questões. Eu moro há alguns anos na Europa e lhe digo: eta continente veínho este sô, a própria sociedade vai construíndo meios de se adequar, precisa de tempo, tempo de gerações para se aprender a lição...