16 de jan. de 2009

Wolfgang "Amadeus" Mozart


Essa semana, no meu post sobre "Energia positiva", escrevi sobre um exercício de canalização da energia, através do chakra no centro da cabeça e disse que deveríamos escolher a música clássica como fundo para esse exercício, exatemente por sua beleza, harmonia e poder tranquilizante! Eu sei que atualmente não é muito comum, conhecer os gênios dessa arte, mas como sempre fui interessada e, particularmente, adoro esse tipo de música Erudita, resolví, de tempos em tempos, falar sobre alguns importantes compositores ao longo da História da Humanidade. Começarei com Mozart, não por ser o meu preferido, mas porque recentemente ganhei de amigo secreto, no natal, o filme referente à sua vida: amei!! Uma curiosidade sobre ele era que compôs, aos 4 anos de idade seu primeiro concerto, aos 7 anos sua primeira sinfonia e aos 12 anos, sua primeira ópera. Agora responda, é ou não é um Gênio?? Além de tudo, era uma pessoa interessante, muito alegre, irreverente, despojado... alguém que certamente gostaríamos de ter convivido socialmente! E, sua música, era absolutamente divina...!!

Aproveitem e aprendam à apreciar um pouco de outros tipos de cultura: vocês poderão se surpreender!


BIOGRAFIA ( resumida):

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na cidade austríaca de Salzburgo. Desde criança apresentou grande talento musical. Seu pai, Leopold Mozart, era compositor e estimulou os dons musicais do filho. Com este apoio paterno, começou a escrever duetos e pequenas composições para piano, ainda na infância.
No ano de 1763, seu pai o levou, para uma viagem pela França e Inglaterra. Na cidade de Londres, Mozart conheceu Johann Christian Bach, filho de Johann Sebastian Bach, cujas obras faziam grande sucesso em toda Europa.Nos primeiros anos da década de 1770, visitou a Itália por três vezes. Neste país, compôs a ópera "Mitridate" que fez um grande sucesso. Logo em seguida, voltou a morar em Salzburgo, onde ele trabalhou como mestre de concerto, compondo missas, sonatas de igreja e serenatas. A partir do começo da década de 1780 começa a viver da renda de seus concertos, da publicação de suas obras e de aulas particulares de música. A primeira metade desta década é a época de maior sucesso de sua vida. Compõe óperas importantes e de grande sucesso como Idomeneo (1781), O Rapto do Serralho (1782), sonatas para piano, música de câmara e concertos para piano.No ano 1782, mesmo contra a vontade de seu pai, casa com Constanze Weber.Compôs sua primeira ópera, “As bodas de Fígaro” no ano de 1786 com a ajuda do poeta italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838). Embora sem muito sucesso na cidade de Viena, a obra atraiu a atenção de muitas pessoas na cidade de Praga. Recebeu uma encomenda para elaborar uma nova ópera. O resultado foi “Don Giovanni”, considerada por muitos especialistas sua grande ópera. No ano de 1789, escreve “Così fan tutte”.Mesmo com o sucesso de suas obras, começa a enfrentar problemas financeiros no final da década de 1780. Para complicar ainda mais a situação, sua saúde e a de sua esposa começam a apresentar problemas. No ano de 1791, compõe as duas últimas obras de sua vida, as óperas “A Clemência de Tito” e “A flauta mágica”. Com a saúde debilitada, morreu com apenas 35 anos de idade. A causa de sua morte foi, proavelmente, uma forte infecção intestinal.


curiosidade 2(by Dani, assisti no filme): Mozart, foi enterrado como indigente, em uma vala comum, cheia de outros corpos e jogaram "cal" sobre os defuntos empilhados, deixando a vala aberta. Como a Humanidade maltrata seu semelhante, os grandes artistas normalmente ganharam seu reconhecimento pós-morte!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc vê como são as coisas Dani... um gênio desses passou por tudo isso e acabou morrendo cedo e enterrado em vala comum!
Já essas malditas bandas de forró, criadores da maravilha do Funk e outros de gêneros de sub-música, são "reconhecidos" ainda em vida e o pior... todos têm vida longa, prá infelicidade de nossos ouvidos!!!
É a parte mais triste da evolução dos tempos e da medicina! hehehe