2 de set. de 2009

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO!

Muitas vezes, quando digo o nome do meu curso na Faculdade, encontro muitas pessoas que não sabem o real significado de Sistemas de Informação - SI. Resolvi falar um pouco sobre isso, porque vivemos em uma era de atualizações, em que a informação é peça chave pra nossas vidas e pra nossa evolução. O Mundo gira em torno de informação e o computador,ligado a rede mundial é o meio de transporte dessas informações, atingindo milhões de pessoas em tempo real, ou quase real em que a informação é criada. Espero, com esse post, não ter a pretensão de ser uma "expert" no assunto, tendo em vista que estou no começo dessa estrada, mas esclarecer um pouco, pra vocês, meus amigos, porque sei que se trata de algo muito novo e no futuro, será muito bom já ter alguma noção do que se trata, porque ele estará presente em todos os nossos dias: não tem mais volta! Abaixo, uma definição do MEC, informada na wikipédia:
Conceito do MEC
Segundo definição adotada pelo
Ministério da Educação brasileiro, os cursos que estudam a Computação são: Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação (Análise de Sistemas) e Engenharia da Computação. Cada um dos cursos com um foco:
Ciência da Computação (Modelos Teóricos Matemáticos que fundamentam a Computação). Licenciatura em Computação possui o foco no ensino-aprendizagem de computação, informática e tecnologia da informação e sistemas de informação. Sistemas de Informação (Aplicação da Computação nas Organizações
TI - Transformar Formas em que Empresas trabalham em Softwares) e Engenharia da Computação (Ênfase maior não só em Software como os outros Cursos, mas também em Hardware).
Definição do Guia do estudante: rsrs
A atividade é complexa e cada vez mais necessária no mundo corporativo. Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas, monta e gerencia bancos de dados e desenha a arquitetura de homepages. Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa. "Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio da aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas próprios", explica Euler de Almeida Barbosa Junior, consultor sênior da CIS Corporate, consultoria de São Paulo. Segundo o consultor, a facilidade de processar e utilizar informação de forma rápida deixou de ser, nos últimos dez anos, um diferencial e virou padrão para empresas de qualquer porte. Formação continuada é essencial para o profissional de sistemas da informação. A cada dia surgem novos recursos e ferramentas e especializar-se é praticamente uma questão de sobrevivência. É preciso ainda dominar, além do inglês, língua universal da informática, o espanhol."Esse profissional não tem horários fixos e participa de reuniões freqüentes. Afinal, é mais importante ouvir o cliente do que falar. Outras recomendações são saber trabalhar em equipe, lidar com prazos apertados e ter disponibilidade para viagens. Os projetos podem durar meses. Como consultor, nunca se tem uma mesa fixa no local de trabalho. Apesar da agitação e do volume de tarefas, a remuneração é boa se comparada a outras carreiras", diz.

Com essas definições, espero que esteja mais claro um pouquinho do que se trata. Qualquer coisa, me perguntem..rsrsrs..sempre estou disposta a trocar conhecimento, sempre estou disposta a aprender com vocês, porque só tem sentido dessa forma! Bjs.♥

5 comentários:

Vera disse...

Imagino que deve ser uma faculdade muuuuito interessante prá quem curte o universo da informática.
Aliás, acho que nem deve ser muito simples...pelo contrário, tem que se gostar mesmo.
Mas cada dia mais se torna necessária essa profissão, pq do jeito que o mundo está avançadno cada dia mais rápido, empresas que não tiverem acesso a esse tipo de profissional, vão estar ficando para trás.
Beijinhos!!!!

Guilherme Lepoli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Lepoli disse...

Escrevi errado antes...
Sobre a profissão: o graduando tem que adorar essas coisas de computação. Se não, fica como eu: cursa sistemas, acompanha na boa, só que não gosta de computador...

PC WebDesigne disse...

Achei sua materia interessante tambem sou estudante de SI no Rio. Estamo rumo ao futuro...Nao temos como fugir da realidade que nos cerca, a cada dia. Procuramos fazer uso dessa tecnologia em prol de algo novo.
abraços e sucesso
PC

Anônimo disse...

Pra começar meu nome e Abell Silva, sou técnico em informática a 12 anos, e estou também começando o curso de SI.
Enfim, parabenizo pela ideia do blog, de divulgar esta profissão; e falando a respeito do SI, vejo como uma profissão para quem ama a informática, principalmente com a extinção dos COMPUTER GUYS,e com o aumento massivo da inclusão digital, creio que a estrada e bem longa e promissora para quem quer realmente queimar os neorônios, com a técnologia da informação.