2 de set. de 2009

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO!

Muitas vezes, quando digo o nome do meu curso na Faculdade, encontro muitas pessoas que não sabem o real significado de Sistemas de Informação - SI. Resolvi falar um pouco sobre isso, porque vivemos em uma era de atualizações, em que a informação é peça chave pra nossas vidas e pra nossa evolução. O Mundo gira em torno de informação e o computador,ligado a rede mundial é o meio de transporte dessas informações, atingindo milhões de pessoas em tempo real, ou quase real em que a informação é criada. Espero, com esse post, não ter a pretensão de ser uma "expert" no assunto, tendo em vista que estou no começo dessa estrada, mas esclarecer um pouco, pra vocês, meus amigos, porque sei que se trata de algo muito novo e no futuro, será muito bom já ter alguma noção do que se trata, porque ele estará presente em todos os nossos dias: não tem mais volta! Abaixo, uma definição do MEC, informada na wikipédia:
Conceito do MEC
Segundo definição adotada pelo
Ministério da Educação brasileiro, os cursos que estudam a Computação são: Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação (Análise de Sistemas) e Engenharia da Computação. Cada um dos cursos com um foco:
Ciência da Computação (Modelos Teóricos Matemáticos que fundamentam a Computação). Licenciatura em Computação possui o foco no ensino-aprendizagem de computação, informática e tecnologia da informação e sistemas de informação. Sistemas de Informação (Aplicação da Computação nas Organizações
TI - Transformar Formas em que Empresas trabalham em Softwares) e Engenharia da Computação (Ênfase maior não só em Software como os outros Cursos, mas também em Hardware).
Definição do Guia do estudante: rsrs
A atividade é complexa e cada vez mais necessária no mundo corporativo. Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas, monta e gerencia bancos de dados e desenha a arquitetura de homepages. Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa. "Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio da aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas próprios", explica Euler de Almeida Barbosa Junior, consultor sênior da CIS Corporate, consultoria de São Paulo. Segundo o consultor, a facilidade de processar e utilizar informação de forma rápida deixou de ser, nos últimos dez anos, um diferencial e virou padrão para empresas de qualquer porte. Formação continuada é essencial para o profissional de sistemas da informação. A cada dia surgem novos recursos e ferramentas e especializar-se é praticamente uma questão de sobrevivência. É preciso ainda dominar, além do inglês, língua universal da informática, o espanhol."Esse profissional não tem horários fixos e participa de reuniões freqüentes. Afinal, é mais importante ouvir o cliente do que falar. Outras recomendações são saber trabalhar em equipe, lidar com prazos apertados e ter disponibilidade para viagens. Os projetos podem durar meses. Como consultor, nunca se tem uma mesa fixa no local de trabalho. Apesar da agitação e do volume de tarefas, a remuneração é boa se comparada a outras carreiras", diz.

Com essas definições, espero que esteja mais claro um pouquinho do que se trata. Qualquer coisa, me perguntem..rsrsrs..sempre estou disposta a trocar conhecimento, sempre estou disposta a aprender com vocês, porque só tem sentido dessa forma! Bjs.♥

Era da seca literária! rsrsrs...

Oiii meus amados leitores, que ultimamente ficaram órfãos dos meus textos! Realmente, passei uma fase de total seca literária, parte movida pelas tarefas diárias, também final se semestre na faculdade e outra parte, confesso, um tanto de preguiça: desculpem-me!! Mas, agora quero voltar aos poucos, a alimentar meu querido blog.
Espero voltar com diversos assuntos, até mesmo sobre computadores, que é o que mais tenho visto nos últimos tempos. Começo, com um assunto muito polêmico: fiquei chocada ao assistir o video da Vanusa, cantando o hino nacional. Fiquei com muita pena dela, porque encontra-se num estado lamentável de degradação. Ao meu ver, nunca foi uma cantora expecional, mas tinha o respeito do público, foi casada com o cantor Antônio Marcos, que apesar de ter problemas com a bebida, era muito querido do público, tb fez muito sucesso junto ao pessoal da jovem guarda. O que choca realmente, não é o fato dela não saber a letra do hino(que brasileiro sabe, na integra?), nem de cantar totalmente desafinada, mas sim do estado psiquico de embriaguez que a pessoa se encontra, ela estava totalmente dopada e , pra que estivesse assim, posso presumir que sua mente não esteja assimilando a realidade, e isso é uma das facetas da depressão em que deve se encontrar. É muito fácil taxar as pessoas, colocar rótulos, dizendo: "tava chapada", tava "bêbada" ou outro adjetivo qualquer denegrindo a imagem de alguém, mas porque ninguém se oferece pra perguntar: o que está se passando na vida dessa pessoa? Como ela está lidando com suas frustrações? Como é um dia estar no auge da fama com as pessoas bajulando, adorando e logo ali, apenas uns anos a frente, envelhecer, ser jogada na geladeira da vida??? Essa é minha reflexão para o meu retorno: o que estamos fazendo com nossos semelhantes? Porque colocar os pés pra que eles terminem de cair, em vez de oferecer as mãos pra reerguê-los?? Bjs. Adoro vcs!