22 de dez. de 2008

O Verdadeiro Natal!

Independente de acreditares ou não em crenças religiosas, o verdadeiro natal não é aquele que encontramos em catálogos de compras e nem em cantos de coral ou pisca-piscas pela cidade! Tudo é muito bonito, muito mágico, um verdadeiro show! Mas, como ser humano, acredito que o natal verdadeiro é aquela transformação interior que acontece todos os dias e que devemos transbordar para os nossos semelhantes! É uma palavra amiga, um abraço caloroso, ouvir as dores do outro, se oferecer pra ajudar, ser educado, gentil, sorrir mais, dizer Bom Dia!! Fazer uma prece, ou para os que não acreditam, um pensamento positivo em nome da humanidade!! Hoje, estou indo viajar para o "mato" e não sei se conseguirei atualizar meu blog nesse final de ano, portanto estou adiantando-me: desejo que 2009 nos traga muitas realizações e muita saúde, que não esqueçamos nem por um segundo, que somos parte de uma família muito maior do que esse círculo que convivemos, então respeitemos os outros! Que Deus ilumine suas vidas sempre!! E que o Universo continue conspirando a seu favor! See you... bjs

16 de dez. de 2008

Amizade


Toda e qualquer homenagem para um amigo especial sempre é menor do que o valor dessa pessoa! Mesmo reconhecendo que ainda não inventaram palavras, em língua alguma do planeta, capazes de expressar o amor, o carinho, a gratidão que sentímos, creio que é sempre bom, de tempos em tempos, relembrarmos desse amigo e declararmos: Te Amo, Irmão!! Resumo do maior sentimento que alguém pode sentir por outrem!
No mês que vem, faz 22 anos que conheço o melhor amigo que alguém pode ter: você, Marcelicks! Ainda me lembro, como se fosse hoje, quando cheguei de Salvador-BA e mudei-me para um condomínio em Sampa, onde havia muitos jovens. Isso foi em Dezembro/1985, eu estava prestes à completar 16 anos(nossa, o tempo passa!! rsrs) e, confesso, um tanto assustada, pois a vida aqui era bem diferente do que eu conhecia(desde pequena morei fora de SP, em vários lugares do Brasil)! Mal mudamos e já fomos viajar para o Sul(meus pais,eu,minha irmã e minha vozinha), numa excursão para as festas de final de ano. Quando retornamos, algumas amigas da Bahia vieram passar as férias em casa e, também veio outra amiga,que eu conhecí quando tinha 8 anos e morava em Monte Dourado-PA. Que mundo pequeno, pois não é que essa amiga conhecia um garoto que morava nesse condomínio e nos contou seu nome quando ele e mais dois passavam por nós. Numa brincadeira com ela, gritamos todas: Marcelo!!! Nunca poderia imaginar que alí começava uma amizade pra toda vida! Quantas coisas vivemos juntos: boas, desagradáveis, casamentos, filhos, divórcios...tanta coisa que um post só não é capaz de contar, seria preciso um livro.
Aquela amiga não vejo desde aquele tempo, mas sei que está bem! Já Marcelicks, esse estará em minha vida por toda a eternidade e um pouco mais..rsrs. TE AMO, IRMÃO!!
Estou muito feliz por sentir que nós renascemos das cinzas, tais como uma "phoenix"! Sua Vitória é o meu sucesso! E, em ti, na tua força, me espelho amigo! É isso aí, um "abraço de urso" pra ti!! Run Forrest, run.... kkkkk

E por falar em Saúde...

Nossa, amigos, acho que falei tanto de saúde que aquela gripe "paulistana" me apanhou de jeito! Esta semana estou tão cansadinha que nem tenho conseguido escrever no meu querido blog: falta-me inspiração! Apesar de ter um monte de assunto, estou meio sem força! Sabe, quando a gente levanta parecendo que apanhou na noite anterior?É dessa maneira que estou me sentindo, mas ainda bem que é só uma gripe, não tem mais nada haver com depressão ou outro problema qualquer. Meu espírito está em paz! Diria até que está sorrindo, adoravelmente sorrindo! Amanhã, se acordar mais disposta, prometo que coloco uns posts pra todos nós, galera!! Beijinhos de longe, pra que ninguém pegue o "bichinho"(vírus)!

13 de dez. de 2008

Dieta do Mediterrâneo


No post anterior, eu falei sobre nossos idosos e agora, quero dizer que não adianta "vivermos" mais, se não for com saúde: seria apenas o prolongamento do sofrimento! E, pensando nisso, que resolví transcrever trechos da reportagem de Ilze Scamparini, feita na Sícilia, Itália, para o programa "Globo Repórter" exibido ontem. Aproveitem!! Hummmmm... que delícia!
O azul do Mar Mediterrâneo é inconfundível. Está no meio de terras, entre a Europa, a África e a Ásia. Nesta parte do mundo, seca e áspera, as civilizações da Antigüidade deixaram hábitos de uma notável coerência: a dieta mais famosa do planeta, feita de poderosos antioxidantes – como o azeite extraído das oliveiras, o vinho e o peixe – e vegetais exuberantes, ricos em polifenóis, um antídoto contra os males do envelhecimento.
Inventores da medicina dietética, os povos antigos perceberam, em um passado remoto, o que a ciência só hoje anuncia: mais de 30% dos casos de câncer estão ligados à comida. A pizza "margherita", comprovadamente capaz de produzir o bom humor, se consumida na dose certa, pode virar remédio contra o tumor do estômago e da boca.
No centro do Mediterrâneo, a Itália reina como a nação que cultivou a arte de fazer grandes pratos com os ingredientes mais simples e onde a vida dura mais tempo.
A Dieta Mediterrânea, em breve, será declarada pela Unesco Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela sua tradição, pelo seu valor histórico e cultural. Esse modelo de alimentação, que se tornou uma referência em várias partes do mundo, é também um estilo de vida que pode ajudar a prevenir muitas doenças. Cinqüenta anos depois de ter sido batizada como Dieta Mediterrânea, novas pesquisas confirmam aquilo que nos anos 50 foi uma intuição genial: esses produtos, bem combinados, podem favorecer uma vida muito longa e saudável.
Partimos para o sul, para a capital mundial da Dieta Mediterrânea, atrás de um homem e da sua intuição. Pioppi, no Cilento, é uma cidade balneário com um mar incontaminado. Na região viveu o cientista que deu nome à comida cotidiana dos italianos do pós-guerra e reconheceu os seus efeitos muito benéficos para a saúde: o americano Ancel Keys, especialista em fisiologia. Sua descoberta ganhou um museu em um casarão nobre de 1600.
Nos relatos do professor Ancel Keys, a carne vermelha não aparece. A Dieta Mediterrânea era a alimentação dos pobres.
"De fato, a carne era prevista em pouquíssimas ocasiões. Era o prato da festa. E aquilo que parecia uma privação revelou-se uma grande riqueza para essas populações", diz a responsável pelo Museu da Dieta, Tânia Batipedde.
Nos anos 50, de cada dez americanos, cinco morriam fulminados por infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Foi então que o cientista Ancel Keys começou um grande projeto internacional de pesquisa que nunca tinha sido feito antes no mundo: o estudo dos hábitos de 12 mil pessoas de três continentes, entre 40 e 60 anos. Vinte anos depois, só os mediterrâneos continuavam muito bem de saúde: os gregos de Creta e, principalmente, os italianos do sul.
Ancel Keys foi morar em Pioppi com a família para estudar as razões da boa saúde local. O cientista morreu aos 101 anos de idade, seguindo rigorosamente a Dieta Mediterrânea.
Nós fomos procurar a mulher que durante 40 anos foi a sua cozinheira. Delia Maria Morinelli ensinou ao médico americano o regime alimentar que pratica até hoje.
"Comemos os nossos produtos. Agora, berinjelas, pimentões, tomates. Também feijões frescos – que são deliciosos – e feijões que fazemos secos, como grão-de-bico, lentilhas, ervilhas. Batatas, brócolis e repolhos. Carne de vaca a cada 15 dias, muito peixe, frango, coelho e frutas", explica a dona de casa.
Delia Maria revela que o cientista Ancel Keys bebia molho de tomate todos os dias para evitar doenças. "Às vezes, até fazia um brinde", diz ela.
Delia Maria e o marido, Giovanni, têm planos de viver muito tempo, como o patrão e amigo Ancel Keys, com os tomates da horta. Rico em licopeno, um corante natural, o tomate é um forte antioxidante. Combate os radicais livres, as moléculas que se tornam responsáveis por alguns tipos de câncer, por doenças do coração e pelo envelhecimento precoce.
Um estudo de 30 instituições européias concluiu que o consumo de 120 gramas de tomate três vezes por semana ajuda a prevenir o câncer de estômago, do esôfago, das vias respiratórias, da boca e da faringe.
"O importante é que se coma muito tomate – não em grande quantidade, mas com continuidade. Tomates vermelhos e maduros, porque o licopeno existe na cor vermelha e na fruta madura", ressalta o pesquisador em conservação de alimentos Marco Molino.
Fantástico, né? Chego até a me emocionar, porque essa dieta reflete muito dos meus ancestrais e não preciso ir muito longe: aqui em casa mesmo, temos hábitos muito parecidos, principalmente em relação aos tomates, ao azeite e as frutas secas. Parece que estou vendo minha família sentada à mesa, por gerações inteiras! Mais uma mudança para 2009: incluirei a Dieta do Mediterrâneo, no meu modo de vida, porque não nos priva de nada, tem todos os sabores que amo, tem a história da minha descendência e como se não bastasse tudo isso, tem ainda a perspectiva de uma velhice saudável! E, eu, com o aniversário de 39 anos(09/01/09) beirando à porta, começo à pensar seriamente no assunto..rs!
Veja as imagens lindíssimas da Itália e uma parcial da reportagem :
Bom Apetite e vida longa ao Rei!!!

Terceira Idade

Estava na internet, pesquisando sobre Itu, cidade onde fixarei minha vida à partir de 2009 e deparei-me com informações sobre um projeto inovador denominado "Alfabetização e Inclusão Social para população adulta, principalmente Idosos", que já contribuiu para a formação de mais de 600 pessoas: fiquei interessadíssima!! Sempre acreditei que precisássemos tratar melhor nossos idosos! Adorava sentar horas, quando minha vózinha ainda era viva, pra escutar as histórias que ela tinha pra contar. Imaginem, ela nasceu em 1905 e desencarnou em 1994, aos 89 anos: tinha muito o que dizer! Qualquer hora conto algumas: tem desde o pós- escravidão, passando pelos italianos,nossa descendência, até a morte do Senna( ela ainda chegou à ver...).
Com a proximidade do Natal e embuída desse sentimento humanitário que me invade, resolvi postar alguns dados, sobre nossos idosos. No Brasil, atualmente, cerca de 10% da população é sexagenária. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, em 2040, a população com idade superior ou igual a 60 anos, poderá exceder 55 milhões(gente, eu estarei com 70 anos em 2040, uma septagenária!!!). Uma das responsáveis pelo aumento da população idosa, é o aumento da expectativa de vida, que entre 1991 e 2007, aumentou 5 anos, chegando a 72,57. De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela pesquisa, a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade, a prevenção de doenças e os avanços da medicina, contribuíram para o aumento da longevidade. Entretanto, mesmo sendo um fato, ainda estamos longe do modelo ideal de tratamento aos nossos idosos: falta o devido respeito! Assim como os deficientes físicos sentem muita dificuldade de acesso aos lugares(outro post falará sobre o assunto), nossos idosos também sentem ausência de um planejamento visando o conforto e bem-estar da Terceira Idade. Sem contar, a falta de "cultura"(educação mesmo!!!) dos mais jovens!! Você cede lugar no ônibus para aquela pessoa que os anos já esgotaram sua força física(articulações)? Se oferece para carregar sua sacolas de compras? Lembra-se de perguntar como ela está e não sair correndo quando ela começa a narrar suas dores? Escuta suas histórias? Se oferece para ler alguma boa história, aliviando sua "vista" cansada? Existem 1.000.000 de maneiras de fazermos alguma coisa útil por nossos idosos, por isso precisamos parar de sempre assumir aquela posição cômoda de brasileiro, que sempre diz que o problema está no governo, que não faz nada!!" E nós o que fazemos?? Pra isso vale aquela célebre frase do Presidente Kennedy: " Não pergunte a um País o que ele pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ele!" Esse assunto é outro que poderemos falar muito, portanto merece outros posts, com certeza absoluta! Por hoje, quero pedir que respeitemos os direitos de nossos idosos e, que esses direitos não se resumam apenas à meia-entrada nos programas culturais e andar em pé, na frente dos ônibus, porque tem algum marmanjo ouvindo seu MP3 e finge que está cego! Dedico esse post à todos os idosos, principalmente aos meus queridos pais, avós, tios e pra sua mãe, Verinha.
E lembrem-se: logo logo seremos nós esses idosos....

Pra quem quiser saber do Projeto de Educação em Itu, na íntegra, segue o link:




Respeito à Vida!!!


11 de dez. de 2008

News

Antes de mais nada, quero dizer que não abandonei o meu blog como alguns da oposição andam comentando pelos corredores do universo blogueiro: apenas andei muito ocupada nessa última semana, afinal ainda não contei para vocês, mas estou de mudança para o interior. E, portanto tenho corrido atrás de muitas coisas: transferência de colégio para as minhas amadas filhas, documentação para a faculdade(entrei em Sistemas de Informação), procurando salas para montar o escritório, arrumar os pertences, etc etc etc. Quando dou por mim, já é noite e estou acabada! Até dormindo melhor estou, de tanta energia construtiva gasta. Amanhã retorno com muita coisa pra falar, prometo! Um abraço a todos que tem entrado no meu universo: meu blog! inté...

9 de dez. de 2008

Extasiada!!


Ainda estou digerindo o espetáculo protagonizado pelos magnifícos atores na foto acima: verdadeiro show de interpretação! Sempre gostei muito do trabalho de Wagner, mas me surpreendí com a intensidade de seu "Hamlet", uma mistura de debochado, com um tom muito irônico(aliás, amei a frase " Ironia nos ouvidos de um idiota, deita e dorme!"), apaixonado, insano, tudo extremamente intenso! Sem contar que descobrí mais uma faceta em Wagner Moura: ele é um atleta!! Só quem viu a peça pode entender do que se trata! Aliás, em Janeiro eles estarão de volta, do dia 16/01 ao dia 15/02: não percam, é digno de Shakespeare! Quem leu o livro, sabe que trata-se de uma complexidade de sentimentos, envolvendo as virtudes e os vícios do ser humano e discutindo-os de maneira brilhante! Os monólogos do jovem Hamlet, seus conflitos internos entre a vingança e o "nobre cavalheiro" que é, são imperdíveis! A interpretação dos demais atores também é digna de reverência! Tonico Pereira, faz o rei Claudios magnificamente, Georgiana é a bela Ofélia e tem cenas lindíssimas e fortes também, Fábio Lago muito competente no papel de "Laerts", irmão de Ofélia, Gillray Coutinho é extremamente engraçado, no papel do conselheiro do Rei, o Polônio,Caio Junqueira interpreta Horácio,muito bem e Carla Ribas faz a Rainha Gertrudes,com toda força de uma Rainha, além de Marcelo Flores, Claudio Mendes e Felipe Koury que também interpretam brilhantemente,e aos quais peço desculpas por não identificar os personagens, pois encontrei dificuldades em conseguir uma foto de cada um na internet, mas mesmo assim não desmerecido o trabalho. Eles são diversos: Vozes do Espectro, Amigos de Hamlet, Guarda-real, Atores de teatro, coveiro. A peça inteira me seduziu! Vale à pena assistir: eu irei novamente! Ainda estou extasiada!!
Ninguém melhor do que o Diretor, Aderbal Freire Filho e Wagner Moura pra falarem sobre a peça:
Obs: Marcelicks, todo mundo conhece a História de Hamlet, mas se vc, que assistirá comigo em Janeiro, não quiser maiores detalhes, não entre no link abaixo(rs).

3 de dez. de 2008

Teatro



Estou tão entusiasmada com meu passeio de sábado, dia 06/12: irei ao Teatro!! Sempre fui apaixonada pelos espetáculos teatrais, mas durante um bom tempo da minha vida, eles ficaram relegados a um segundo plano: não tinha companhia pra ir(meus amigos ou curtem baladas ou estão sem disposição ou dinheiro). Eu também não tinha dinheiro ou melhor, achava que não tinha, então as saídas resumiam-se em ir a "barzinhos", pulando aqui e acolá, dividindo "cervejadas' e petiscos. E, todas as vezes que lia no jornal sobre uma peça que gostaria de assistir, ficava apenas no "se". Dessa vez foi diferente: li que a peça "Hamlet", de William Shakespeare, interpretada por Wagner Moura, entrava em cartaz em Junho deste ano. Imediatamente, disse à mim mesma: "preciso ver essa peça", mas o tempo foi passando e eu, continuei frequentando os bares da vida. Cerca de duas semanas atrás, movida por essa força de mudança que citei no post anterior , resolvi pesquisar sobre a peça, queria saber se ela ainda estava em cartaz, afinal foi um sucesso! Descobri que o último dia de apresentação será 07/12/2008, não havia mais tempo para rodeios, perguntei aos meus pais se não desejariam assistir comigo. conclusão: comprei os ingressos para este sábado, irei com meus pais, minha prima e minha madrinha(4 meias entradas para idosos e uma inteira para adulto).É duro gostar de clássicos antigos, ninguém da sua idade quer te acompanhar..rsrs! Mas, mesmo que não houvesse minha família maravilhosa pra ir comigo, teria ido sozinha! Adoro Shakespeare, já li 5 livros dele(Othelo,Hamlet,Macbeth, Romeu e Julieta e Sonhos de uma noite de verão), inclusive estou relendo Hamlet, a estória do Príncipe Dinamarquês: to be or not to be? It´s the question!!


E também adoro o ator Wagner Moura, esse baiano "arretado", "porreta" mesmo"!! Aff.. maínha, vai ser wonderfull! Depois eu conto pra vocês! Eu sei que teatro é caro para os padrões do Brasileiro, mas o que nós não nos damos conta é que as baladinhas em barzinhos são muito mais caras e ainda estragam nossa saúde, enquanto a arte nos faz crescer como seres humanos! " merda pra vocês(pra quem não sabe, é uma expressão que significa "sorte" no universo tetral)!!


2 de dez. de 2008

Mudanças

Foto tirada hoje,02/12/2008, às 14:00hs. Gostaram do bronze? Saúde!! Muita Saúde!!

Estou apaixonada pela vida!! Neste momento , estou redescobrindo-me: como disse marcelicks, tem mudanças que não são mensuráveis! A verdade é que minha busca por mudanças já tem muito tempo e, de luta em luta, cada dia, dentro de mim, sinto-as acontecendo! Algumas pessoas, conseguem simplesmente, radicalizar. Outras, como eu, precisam esgotar todas as possibilidades de certos sentimentos, porque sei que ao dizer chega, não restará nem culpa, nem remorso ou dúvida! Isso é importante pra mim! Hoje, tenho plena certeza de que me conheço bem,enxergo minhas não-virtudes e as minhas virtudes! Já não culpo o mundo e nem as pessoas pelos meus fracassos ou pelas minhas escolhas erradas: creio ser esse o sentido da evolução! Em tudo que acontece em nossas vidas somos responsáveis, direta ou indiretamente, mas com certeza nós que permitimos! Eu tenho certeza disso!!

Paixão Proibida


REVISADO

E, por falar em filmes que reúnem uma boa estória, figurino, fotografia, amor, beleza e poesia, eis mais um que assisti essa semana e adorei:

Paixão Proibida
Um homem viaja ao Japão para realizar para negociar com um temido barão local. Lá ele se interessa pela concubina dele, uma jovem sem nome de grande beleza. Com Keira Knightley, Michael Pitt e Alfred Molina.

O interessante desse filme, é que deixa bem claro a diferença entre paixão, encantamento e amor. Não posso falar muito mais, pois revelaria muito do filme. vale a pena assistir! Tem uma fotografia do Japão muito bonita!

O Amor nos Tempos do Cólera.


Ficha Técnica:

**Diretor: Mike Newell
**Elenco: Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, John Leguizamo, Benjamin Bratt, Catalina Sandino Moreno, Liev Schreiber e Fernanda Montenegro

REVISADO

O Filme é baseado em um romance homônimo, do grande escritor colombiano, Gabriel García Marquez, ganhador do prêmio nobel de literatura pelo livro "Cem anos de Solidão".
Feito para pessoas, que como eu, acreditam no encontro espiritual do amor e, que mesmo sendo raro, ele existe! Uma estória de época, com um figurino impecável e fotografia maravilhosa, filmado na própria Colômbia, em Cartagena das Indias(cuidado para não confundir com a da Espanha), cidade chamada de o lado "light do caribe" e onde se encontra a casa de García Marquez, conhecido como "Gabo" pela população local . Segundo "Gabo" teria dito: "Um Livro escrito com as entranhas!!" Confesso que não li o livro, mas adorei o filme e, pretendo comprar o exemplar o mais rápido possível: adoro esse autor!
Não tem jeito pessoal, sou uma romântica incorrigível e acredito que filmes que reúnem os ingredientes que encontrei nesse, nos tranquilizam, saímos da sessão mais leves, mais cheios de amor no coração! O mundo já está muito violento, adoro ver o amor, a beleza, a poesia... pra quem curte, excelente programa!!